sábado, 1 de setembro de 2007

Campeonato do Mundo de Cegos IBSA Brasil 2007 - Atletismo


Esta foi a minha terçeira participação neste tipo de eventos.
Em 2003 fui convidado a ser guia do atleta Nuno Alves (cego total) nos mundiais realizados na cidade Canadiana do Québec, para competir nas distançias de 5000metros e de 1500m, tendo alcançado na altura a medalha de bronze nos 1500.
Em 2004 o mesmo aconteceu, mas para os Jogos Paralimpicos de Atenas, contudo uma lesão dias antes impediu-me de participar.
Agora em 2007 surgiu novamente a oportunidade de ser guia nos mundiais que se realizaram em São Paulo, Brasil.
Primeiro realizou-se a prova de 5000metros onde conseguimos obter a medalha de prata, contudo a maior surpresa estava reservada para a final dos 1500metros.
Após realizar-mos a melhor marca da semi-final, aguardava-se com alguma expectativa a final. Dado o tiro de partida, (6 atletas e 6 respectivos guias) a adrenalina é elevada, existe confusão, imensos toques entre os atletas, é como fazer corridas com camiões e respectivos atrelados. Fizemos toda a prova na 4ª posição, a controlar, sem deixar que alguem se fosse embora, até que na penultima recta a 300metros da recta ultrapassamos os atletas do Brasil e da Argélia fazendo a ultima curva na segunda posição atrás de um outro atleta Brasileiro que se tinha sagrado Campeão do Mundo de 800 metros, contudo os ultimos 100metros foram excepcionais saindo da curva mais rápido iniciámos o sprint final ganhando sobre a linha de meta ao Brasileiro. Fora uma final tão rápida que batemos os recordes dos Campeonatos, 4'16" o que para um atleta cego total é de salientar.
Enfim Vice-Campeão do Mundo aos 5000metros e Campeão do Mundo aos 1500metros. o Atleta Nuno Alves, está de Parabens!

mais info em http://www.ibsabrasil2007.org.br/

Nenhum comentário: