domingo, 15 de abril de 2007

Uma semana típica

Hoje, domingo, é altura de fazer um pequeno balanço de uma semana que coincidiu com a pausa escolar (faculdade de arquitectura -u.t.l). Foi uma semana que teve como objectivo principal a preparação para os duatlos internacionais que se aproximam. Assim nesta semana foram realizados mais de 500kms de bicicleta percorrendo diversos concelhos da zona a norte do Rio Tejo, percorrendo áreas desde Santarém, Torres Vedras ou mesmo Sintra. Em termos de corrida os treinos acabaram por ser mais modestos em termos de quantidade uma vez que apenas foram percorridos pouco mais de 100kms, contudo a sua qualidade foi previligiada.


Amanhã começam as aulas e os horários dos treinos irão estar de novo condicionados, desde treinar às 7h da manhã, à hora de almoço na mata de monsanto ou acabar de pedalar à noite na Marginal, são estes os horários a que está sujeito um atleta de Alta-Competição quando não existe uma compatibilidade entre os estudos e o treino, enfim... o que vale é que estou no penultimo ano da Licenciatura de Arquitectura do Planeamento Urbano e Territorial e isso sempre acaba por motivar.


sábado, 14 de abril de 2007

Campeonato Nacional de Estrada 15kms (cap.I)

Realiza-se no próximo dia 22 de Abril em Quarteira o Campeonato Nacional de Estrada com a distância de 15kms, onde estarão presentes as estrelas do atletismo nacional. O duatleta luso confirmou a sua presença e é seu objectivo preparar os duatlos internacionais que aí se adivinham.



The Athletics National Championship of Road in next day 22 of April in Quarteira to with the distance of 15kms, where the the national stars of athletes will be presence. The Duathlete, Sérgio Silva confirmed its presence and is its target to prepare the international duathlons nominated the grand prix (france) and word championship (hungary)


quarta-feira, 11 de abril de 2007

Mais Leve


Exactamente um mês depois da última grande prova, o Campeonato Nacional de Duatlo – Equipas, onde sofri uma queda no início do segmento de ciclismo na qual fracturei a falange do polegar esquerdo e vi-me obrigado a andar com uma tala durante quatro semanas tendo realizado treinos algo condicionado, nomeadamente no segmento de ciclismo devido à trepidação provocada. Com esta lesão não pude marcar presença na estreia do Grand-Prix (circuito francês de duatlo) circuito esse que tenho a possibilidade de fazer, uma vez que para além do S.R. Camarnal, posso representar a equipa francesa do Toc-cesson Sevigne.
Mais Leve, porque hoje dia 11 de Abril, foi o dia de retirar a tala e ter de volta a minha mão livre, contudo agora tenho de continuar a fazer fisioterapia de modo a recuperar a 100% uma vez que o polegar é fundamental para poder não só controlar a bicicleta como também meter mudanças na altura correcta.
Contudo, fica uma pequena história, onde no recente Hospital da Luz, em Lisboa através da seguradora Tranquilidade demorei cerca de 6 horas para simplesmente retirar a tala e realizar um Rx. Esta é uma história para mais tarde contar aqui no blog, mas desde já vos aconselho a terem um seguro particular e não se meterem com esta gente. Pois sendo um Atleta com Estatuto de Alta Competição, não compreendo como isto pode acontecer, desde ter de ser o próprio atleta a accionar/pagar uma franquia de 175€ (valor que nunca mais irá reaver), de ser ele que apesar de estar lesionado que se tem de mexer, faltar ás aulas ou trabalho sem ser recompensado, e caso seja atendido por médicos/especialistas sem pertencerem à devida seguradora tem de “entrar” com todo o dinheiro apenas reavendo uma pequena parte depois de muitas burocracias, enfim, inúmeros factos que mais tarde irei relatar e por isso vos aconselhar que talvez seja melhor cada atleta/pessoa comum a ter o seu próprio seguro. Enfim o que interessa é que já não tenho a tala e sinto-me Mais Leve.

domingo, 1 de abril de 2007

Atletismo - 25ª Corrida dos Sinos 15kms - Mafra


Realizou-se no passado domingo, dia 1 de Abril, a 25ª Edição da Corrida dos Sinos com a extensão de 15km e mais de 1000 participantes.
Numa prova onde diversos atletas de gabarito nacional fizeram questão em estar presentes, eu não poderia faltar. Contudo e após uma lesão na mão, da qual ainda estou a recuperar, e com um treino específico realizado no dia anterior, esta prova teria como objectivo uma melhor preparação para o Mundial de Duatlo já no próximo mês de Maio. Assim, parti sem grandes esperanças de conseguir um bom lugar, limitando-me a seguir com os primeiros atletas, contudo, o ritmo imposto não era muito forte e lá conseguia ir acompanhando os da frente, no entanto, estava-me a sentir bem à medida que a corrida ia avançando, até que ao km 12 existe um ataque por parte do atleta do Sporting C.P. ao qual apenas eu consegui responder. Ficando os dois isolados e num ritmo forte, jamais seríamos apanhados cortando a meta sem sprintar mas com o mesmo tempo (47'28"), tendo ganho Carlos Silva, atleta do Sporting, ficando eu em 2º lugar, um lugar que acabou por ser uma verdadeira surpresa para mim. Depois, foi a vez de pegar na bicicleta e voltar para casa, a mais de 50kms do local da prova.

Resta agora continuar a recuperar da minha mão (polegar partido) e treinar com os objectivos fixados no Campeonato Mundial de Duatlo, a realizar Maio na Cidade Húngara de Gyor.