terça-feira, 12 de junho de 2007

Campeonato Nacional de Clubes (cap.II)

Como referido no post anterior, realizou-se no passado fim-de-semana, na Covilhã, o Campeonato Nacional de Clubes – Atletismo, onde estiveram presentes os melhores atletas nacionais representando os seus clubes.
Em termos colectivos, no sector feminino a Juventude Vidigalense quase igualou a melhor classificação de sempre ao ficar a um ponto do terceiro lugar, Enquanto que no sector masculino ficou no sétimo lugar, um honroso lugar tendo em conta a juventude da equipa.
Em termos individuais, tal como no apuramento voltei a competir no sábado e no domingo, nas distâncias de 5000metros e 3000metros respectivamente.
Retracto da prova de 5000metros. Dado o tiro de partida, dei por mim a puxar o grupo de 14 atletas embora o ritmo fosse fraco. Mantive-me na frente sem grande esforço, a um ritmo mais lento, contudo e como estava algum vento, na passagem ao primeiro km resolvi dar a liderança a outro atleta. O ritmo baixou mais, tendo passado o segundo km a 3’05 e o terceiro km a 3’09, um ritmo que provavelmente estava a desiludir em muito a quem assistia a prova. Não conseguindo ir ali, não pelo ritmo, mas pela maneira como a prova estava a correr, resolvi a atacar a cerca de 1500metros do final e dar um abanão na prova, onde dos 14 atletas, apenas 4 se mantiveram no grupo da frente, no final paguei a factura e fiquei em 4lugar com o tempo de 14’53”85, António Travassos ganhou a prova com o tempo de 14’47”38. Foi positivo, apesar de ter perdido na recta final.
Retracto da prova de 3000metros. No dia seguinte, a prova fora completamente diferente. Na presença de Rui Silva, atleta do S.C.P., o ritmo imposto fora intenso, tendo em conta a prova do dia anterior. A passagem ao primeiro km foi na casa dos 2’45 aumentando depois nas passagens seguintes. Rui Silva na liderança e Kalai na perseguição, o objectivo passava por ficar na terceira posição. Fiz praticamente toda a prova no encalço de Luís Pinto (3º nos 5000m) até que nos últimos metros consegui atacar e cumprir a minha missão, finalizando na 3ª posição com o tempo de 8’24”25 .

Agora, resta recuperar do esforço e ganhar força para ir até Edimburgo, Escócia para realizar o Campeonato da Europa de Duatlo, é já no próximo fim-de-semana. Saio de Portugal 5ª feira, competindo no Sábado e voltando na 2ª feira.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Campeonato Nacional de Clubes (cap.I)



É já neste fim-de-semana que se realiza na Covilhã o Campeonato Nacional de Clubes – Pista. Num fim-de-semana onde estarão presentes os melhores atletas nacionais nas diferentes disciplinas em representação dos seus clubes a fim de se disputar título nacional.
Tal como há quinze dias irei disputar duas competições. A primeira, no sábado será corrida na distância de 5000metros, enquanto que no domingo serão disputados os 3000metros.
A uma semana da segunda prova mais importante do ano, o Campeonato da Europa de duatlo a realizar na Escócia, todos os cuidados serão poucos, por isso o objectivo destas duas provas, os 5000m e os 3000m passam por uma estratégia especifica, a de me desgastar o menos possível, não fosse o caso de também no início da semana ter sido afectado por uma ligeira gripe.

domingo, 3 de junho de 2007

Apuramento Nacional de Clubes - atletismo

Ainda a recuperar de um fim-de-semana em cheio, onde ganhei minha primeira medalha num Campeonato do Mundo de Duatlo no escalão mais alto, desloquei-me á bonita cidade de Leiria para competir nas distancias de 5000metros e 3000metros onde se disputou uma das fases do apuramento para o Campeonato Nacional de Clubes a disputar no próximo fim-de-semana na Covilhã. (as outras fases foram realizadas no mesmo dia e à mesma hora nas pistas de Braga e Seixal)
No sábado, primeiro dia de competições, competi na distancia de 5000metros, onde o ritmo imposto fora forte desde o tiro de partida, realizando uma média de 2’51/km. Senti-me algo desgastado durante toda a prova, consegui-me manter entre os primeiros classificados, tendo feito a marca de 14’20.94 ficando na terceira posição e a escassos 2 segundos do meu record pessoal.
No domingo, foi a fez de competir nos 3000 metros. Os atletas eram outros, mais “frescos” pois não tinham competido no dia anterior, o que me levou a partir com algumas cautelas. No entanto, o ritmo imposto não estava tão forte como pensaria que iria estar, passando aos 2000metros com uma média de 2’55. Altura essa em que decidi atacar, ficando na frente isolado, fiz o último quilómetro em “contra-relógio” a ritmo de 2’40 finalizando na 1ª posição e realizado a melhor marca nacional dos apuramentos.
Em termos colectivos, o meu clube, a Juventude Vidigalense apurou-se para a 1ª divisão na 4ª posição nacional. De referir que apenas 8 equipas disputarão a fase final da 1ª divisão a realizar na Covilhã no próximo fim-de-semana.

In the following week to the Duathlon World Championship in Hungary, Sergio Silva dislocated to Leiria to make a playoff for the National championships of teams - Atletics. He competed in the distances of 5000meters and 3000meters, where he respectively make the marks of 14'20.94 and 8'31.54. Made 3ª better mark of national’s to the 5000K and the best mark to 3000K helping your team , Juventude Vidigalense to remain in 1ª Division.